Dados Históricos sobre a Escola Municipal de Marabá Paulista.
“O tempo passa... os rastros, as marcas, as lembranças, a memória,
matérias primas da história, vamos deixando de lado, esquecidas no
matérias primas da história, vamos deixando de lado, esquecidas no
abandono dos álbuns de retratos, dos velhos livros de matrículas, de
atas e de pontos, nas carteiras antigas, nos relógios parados, nos
troféus escondidos, nos livros mofados e canetas perdidas, assim,
vamos perdendo a memória dessa instituição e de nos mesmos.
troféus escondidos, nos livros mofados e canetas perdidas, assim,
vamos perdendo a memória dessa instituição e de nos mesmos.
Afinal quem somos?”(Centro de Referencias em Educação Mario Covas)
A primeira Escola de Marabá Paulista funcionava no local onde fica o Posto da Policia Militar. Em instalações precárias, tendo o prédio sido construído em madeira, possuía quatro salas de aula e uma diretoria. Em documentação, verificou-se que pertencia ao município de Presidente Venceslau e funcionava desde 1949 quando Marabá ainda era Distrito de Paz.
Conforme alunos que estudaram ali na década de 50, a presença do diretor Samuel Carneiro e o inspetor de alunos Adamastor de Carvalho eram peças fundamentais do inicio do ensino Marabaense. Os primeiros professores foram Dona Adalgisa de Carvalho e Silvia Maximino.
A primeira matricula registrada na escola de Marabá foi realizada em 1950, do aluno Alvino Serra. No ano de 1952 esta instituição passou a ser denominada como Grupo Escolar de Areia Dourada. Os diplomados de 1952 foram Elias Ferreira, Azor Levi, Anisia Mariano, Dirce Cereja, Odacir Sebastião da Silva, Dirce Pessoa e Lúcia Navarro. Os Professores eram Hélio Neves, Júlio Filho Machado, Neide Melione Ferreira, Edna Pereira, Therezinha Muller e Hygia Agnes Aguiar. O diretor na época era Machado.
Mais tarde, no ano de 1954, construíram um prédio de alvenaria com seis salas de aula, uma sala de professor, um biblioteca, uma diretoria com secretaria. Em 1969 é criada a escola que passou a chamar Escola Estadual de Primeiro Grau de Marabá Paulista. E em 1998 esta Escola foi Municipalizada e passou-se a ser chamada Escola Municipal de Marabá Paulista, a escola foi criada pelo Decreto nº 7.510/76, alterado pelo Decreto nº 39.902/95 e Res. SE nº 03/95 e nº 76/95, com fundamento na Deliberação CEE nº 26/86, alterado pela Deliberação CE nº 11/87, e a vista do que consta o processo nº 265/98, da Diretoria de Santo Anastácio, e atualmente funciona em três períodos, possui 17 salas de aula entre anos series e termos do 1º ao 5º ano de 3º a 4º série e 1º Termo e 2º Termo EJA.
A atual diretora é Cicera Cordeiro dos Santos Schulz, tendo como Coordenadora Pedagógica Gessenilda de Almeida Silva Levi, Maria Madalena Nicolau de Andrade Souza e Orientadora pedagógica Maria Silvani de Santana Souza.
Justamente um ano antes de nossa escola ser municipalizada, em 1997 o MEC lança os Parâmetros Curriculares nacionais – PCN, substituindo as Propostas Curriculares oficiais que muitos estados possuíam como foi o caso de São Paulo, por um referencial curricular para todo o Pais. Por esse motivo a Escola Municipal de Marabá Paulista então já se organizou pedagogicamente dentro dos Parâmetros e também 1998 a Secretaria de Educação implanta o sistema de Progressão Continuada, e mais uma vez a Escola Municipal de Marabá Paulista se adequou.
Uma das grandes preocupações da nossa escola é pensar como se organizar a fim de dar oportunidades a todos os alunos de superarem as suas dificuldades ao longo do Ciclo I (1º ao 5º ano), para que a Progressão Continuada deixe de ser vista como uma “Promoção Automática”. No entanto temos consciência que isso não é uma tarefa fácil e requer o envolvimento de toda equipe escolar num trabalho coeso, articulado e, sobretudo, comprometido com a melhoria da qualidade do ensino na escola.
Educação e Cultura são as prioridades do Executivo local. Muito se tem feito nestas áreas em Marabá Paulista. A Secretaria de Educação dá apoio incansável a nossa escola, com capacitação e reciclagem de Professores, acompanhamento, com merenda adequada, e tudo mais que uma escola necessite para se manter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário